Acessos

quarta-feira, 26 de julho de 2017

Especialista em amor revela qual palavra pode destruir seu relacionamento

Eu sou virginiano. Também conhecido como uma bomba nucelar ambulante. Acontece que sou do tipo de pessoa que vai guardando, vai guardando e, quando explodo, meu amor, é melhor você correr. Não me orgulho disso, mas estou aprendendo a lidar com essa realidade da minha vida.
Mas porque estou falando isso? Bom, é que, recentemente, descobri um pensamento bem bacana de um psicólogo fodão, chamado Jeffrey Bernstein, que é especialista em terapia para casais.
Segundo o especialista, existe uma palavra que, apesar de parecer inofensiva, pode desencadear discussões em grande parte dos casos. Ele conta que, mesmo sem querer, esse termo é usado frequentemente e, quem o pronuncia, costuma se arrepender, por acabar trazendo negatividade para a relação. Você tem algum palpite de qual seja? A palavra é: “deveria”.
“Consistentemente com os dogmas da terapia cognitiva, eu acredito que a palavra ‘deveria’ gera uma dinâmica controladora e julgadora. Pensar ‘deveria’ sobre uma pessoa que você ama, ou estar do outro lado, recebendo um ‘deveria’, cria uma energia negativa e, com o tempo, pode ser tóxico para qualquer relacionamento – especialmente um amoroso”, disse ele ao Psychology Today.
Além das palavras pronunciadas que atrapalham a comunicação do casal, o psicólogo acredita que esse termo possa ser responsável por criar pensamentos tóxicos. “Se você puder substituir os seus ‘deveria’ por ‘gostaria’, muitos pensamentos tóxicos poderiam ser evitados. Tente: em vez de dizer ‘você deveria saber como eu me sinto’, diga ‘eu gostaria que você me escutasse nisso’. Em vez de ‘você não deveria trazer isso à tona’, tente ‘eu gostaria de considerar o que você está dizendo. Por favor, deixe-me pensar nisso por um tempo, antes de responder'”, explica ele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente sobre o post