Acessos

sexta-feira, 17 de novembro de 2017

Homens com “pênis curvo” têm maior risco de desenvolver câncer


Um grupo de cientistas descobriu que a doença de peyronie, que conhecida por causar uma curvatura no pênis fazendo com que ele se posicione para cima, para o lado ou para baixo, pode estar relacionada a complicações de saúde em homens.
Um estudo realizado pela Baylor College, em Houston descobriu que homens que apresentam essa condição de saúde tem uma chance 40% maior de desenvolver câncer de testículo. Além disso, esses rapazes também tem uma chance 29% maior de desenvolver melanoma e 40% maior de desenvolver câncer de estômago.
Para a realização do estudo os pesquisadores analisaram o material de genético de pais e filhos que conviviam com a peyronie e descobriram que eles compartilhavam um conjunto de genes capazes de predispor as pessoas aos tipos de tumores malignos citados.
Segundo os cientistas a doença de peyronie afeta entre 3% a 7% dos homens. No entanto, esse número pode estar mascarado e alguns casos estejam deixando de serem diagnosticados por uma relutância do público masculino em relatar essa condição de saúde aos médicos.

Mas toda curvatura de pênis é peyronie?

Não é toda curvatura de pênis que pode ser considerada peyronie. Pequenos desvios do pênis são avaliados como naturais e fazem parte da fisiologia de cada indivíduo. Entretanto, algumas doenças podem deixar o órgão sexual com uma curvatura acentuada, como é o caso da peyronie.
Os médicos se referem a peyronie como um caroço que aparece na túnica albugínea que reveste o corpo cavernoso. O problema pode estar associado à curvatura peniana ou à dor durante a ereção. Geralmente, essa curvatura faz com que o pênis se posicione para cima, mas ele pode curvar-se também para o lado ou para baixo. É importante dizer que a peyronie só pode ser percebida durante a ereção. Ou seja, quando o pênis está flácido, apenas a fibrose é notada.
É importante destacar que essa condição de saúde costuma se manifestar principalmente depois dos 50 anos, mas pode acometer os jovens também, na faixa dos 28 anos. Na maioria dos casos, o problema desaparece espontaneamente ou com o uso de medicamentos adequados.
É importante observar se a curvatura do pênis configura um problema para o ato sexual. Caso isso ocorra, é fundamental procurar um urologista para que seja avaliado o grau de curvatura e definido junto com o médico o impacto na qualidade da relação sexual e as possibilidades de tratamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente sobre o post