Acessos

quinta-feira, 14 de junho de 2012

MODA PARA HOMENS FIQUE LIGADO NAS MUDANÇAS

O mercado masculino de moda no Brasil está aquecido e passa por um período de transformação. A partir de agora, as marcas brasileiras para homens terão disponíveis uma nova norma de padronização de tamanhos, que promete facilitar muito a nossa vida. Principalmente pra quem curte fazer umas compras pela internet.
Apesar de não ser obrigatória, esta norma prevê a mudança do atual padrão P, M, G, GG, para medidas em centímetro, especificando altura, tamanho da cintura, quadril, tórax, pernas, entre outras, para três tipos corpos: atlético, normal e especial. Há também a possibilidade de usar tamanhos diferentes para homens e para rapazes, ou seja, para aqueles que ainda estão com a estatura em desenvolvimento. 
“O principal objetivo desta norma é o estabelecimento de um sistema de designação de tamanho que indica (de maneira simples, direta e significativa) o tamanho do corpo do homem ou rapazes em que uma peça de vestuário deve servir exatamente”, descreve o documento da Abnt na sua fase de elaboração. Em síntese, o que teremos é a substituição do tamanho da roupa que é adotada atualmente pelo tamanho do corpo. 
Mas a gente deixa aqui um alerta: mesmo com a padronização a caminho, é importante experimentar cada peça que for comprar e observar se está no seu tamanho. Parece óbvio, mas muitos meninos compram roupas mais largas para disfarçar que está muito gordinho ou muito magro. Isso nunca funciona. Vira uma cagação danada!
DICAS 
Quando for experimentar uma camisa, veja se o colarinho fecha sem dificuldades e é possível passar o dedo de maneira justa. As mangas devem acabar no seu pulso - é bom fazer o teste de levantar o braço para ver se a altura está boa mesmo. Quando usada por dentro da calça, não deve sobrar muito tecido nas laterais. 
A calça deve servir na cintura com uma pequena folga e é bom experimentá-la tanto de pé, quanto sentado. Não há problema se você prefere calças mais justas, especialmente as jeans, mas neste caso dê uma olhada na etiqueta para ver se na sua composição tem algum tecido elástico, que fará com que ela se ajuste de maneira mais confortável. A silhueta mais em evidência na atualidade é a “fit”, ou seja, rente ao corpo sem ser justa. Por fim, veja se é preciso fazer a barra e se a loja oferece este tipo de serviço. 
Ao comprar um costume, composto de calça e paletó, tome cuidado com os ombros. Eles devem estar exatamente na medida, nem mais, nem menos. É isto que vai definir o bom caimento da peça. O comprimento das mangas deve deixar pelo menos dois dedos do punho da camisa. Uma dica para saber se o paletó está bem cortado é observar se a costura da parte das costas não faz um “S”, pois ela deve permanecer linear quando o paletó é vestido. Assim como a parte posterior dos ombros não deve formar rugas. 
Os calçados devem obedecer a uma regra: conforto. Ninguém merece andar com sapato apertado. Mesmo que o vendedor jure de pé junto que ele vai lacear, não acredite, pois no máximo, ele se ajusta na largura, nunca no comprimento. Os dedos dos pés não devem encostar diretamente no bico do sapato, deixando livre um pequeno espaço, como a largura de um lápis.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente sobre o post