Acessos

quinta-feira, 20 de janeiro de 2022

SOMOS A REALEZA – ESTILISTA BRUNO DONIZETTI SÁ

 Entrevista com Bruno Donizetti de Sá O estilista que vem moldando a moda da nossa região.

 

Hoje vou bater um papo com ninguém menos que Bruno Donizetti de Sá, ele chegou e causou na nossa região vestindo celebridades locais e inovando no look de todos.

Primeiramente obrigado por tirar esse tempo para essa entrevista, é um prazer enorme poder bater esse papo com você.


1.      Já que estamos aqui pra falar de moda, quando você se interessou por moda?

O que deu esse start inicial?

R: Bom eu sempre fui muito curioso, desde pequeno eu me interessava por livros de história e adorava desenhar, fazer maquetes. Me pegava copiando as vestimentas de épocas através dos séculos, ou paisagens, pinturas. Quando eu tinha mais ou menos uns 9 anos eu encontrei uma pasta de croquis de vestidos de noiva feitos pela minha mãe, foi então que eu realmente comecei a me interessar pela Moda.

 

2.      Como você começou, e qual o processo de criação?

R: No ensino médio eu já era bem conhecido pelos meus desenhos, e as Diretoras da escola que eu estudava acreditavam muito no meu futuro na moda, devo grande parte de quem sou hoje a Elas, então elas me propuseram fazer um desfile, Cai entre nós eu também sou habilidoso em projetos com papel, e outros materiais  era assim que eu fazia minhas maquetes de navios quando pequeno, então pensei em fazer todo o desfile de materiais modestos(papel, papelão, fitas de vídeo cassete, plásticos) A ideia levou 3 anos pra ser amadurecida, então no 3° ano do ensino médio eu criei 62 looks a partir desses materiais com 5 segmentos apresentados em blocos no desfile. Alguns eram literalmente só cola, papel e tinta. mas o resultado foi fantástico. Depois desse desfile eu tive a certeza de que a Moda era onde eu devo estar. As ideias geralmente vêm de vários lugares diferentes, de músicas ou filmes que nos inspiram, Primeiro temos o croqui que é o esboço da ideia, logo em seguida vem a modelagem que é toda a parte de construção da peça, passando depois pra costura, entre esses processos existe vários outros, como a ficha técnica, moulage, estamparia, entre outros, ou seja, é um longo caminho pra se fazer uma peça de roupa.



3.      Você conta com apoio da família?

R: Bom é claro que toda família tem seus problemas, mas particularmente a minha não enxergava futuro pra mim na moda, o começo foi bem difícil, eu tive que acreditar em mim mesmo e no que eu queria fazer e dizer, depois a aceitação vem com o tempo, digo isso pois muitos jovens passam pelo que eu passei, por ter sonhos que as pessoas não te acham capaz, ou acham que não é pra você, ou que talvez seu lugar seja outro, Com certeza se eu tivesse mais incentivo e menos críticas o caminho teria sido diferente.

 

4.      Quais são suas grandes inspirações nesse ramo?

R: Eu acho que pra quem gosta de Moda, tem tanta coisa que inspira, mas eu sou fã do Olivier Roustaing da Balmain, que é o estilista mais jovem depois do Yves Saint Laurent a entrar numa marca de Luxo, suas ideias e referencias são com certeza uma inspiração pra mim, desde como ele tem as ideias até mesmo como ele mostra sua mensagem de um jeito que só ele sabe fazer, Mas é claro que também estou sempre de olho nas marcas, Versace, Dior, Louis Vuitton, entre outras Nacionais e internacionais.

 

5.      Você tem um estúdio na cidade onde mora, mas atende a toda região, correto?

R: Exato, meu ateliê fica na cidade que eu nasci e cresci, mas faço vários trabalhos pela região, é muito bom ver pessoas de outros lugares se interessando pela minha Moda, é muito satisfatório.

1.      Qual é a diferença entre moda e tendência? Qual a relação entre elas?

R: Acredito que a Moda não se trata só de roupa, são comportamentos, estilo de vida, gostos, a roupa é só uma extensão de tudo isso, de quem você é por dentro e o que quer mostrar pro mundo, por isso que a Moda tem o poder de mudar e dar voz a coisas que não acredito que estejam certas, cada pessoa possui esse poder, por isso eu fico tão honrado em vestir as minhas peças nos meus clientes é como se houvesse essa ponte, essa conexão de ideais, isso pra mim é Moda é você se conhecer e saber o que quer mostrar, já a tendencia na verdade ela é uma previsão dos gostos em massa, é uma previsão do que nós vamos gostar ou vamos querer vestir, existem centros de pesquisa enormes somete pra descobrir o que as pessoas vão gostar baseado em como se comportam , daí eu volto a dizer que a moda não é só a roupa, então não tem nada de errado com seguir tendencias, porque é comum que você goste pois tu faz parte da 'grande massa' ,mas é claro que a tendencia não é uma obrigatoriedade, é somete uma tendencia.

 

2.      De onde vêm as tendências? Qual é o processo do estudo ao lançamento?

R: Como eu disse acima existem grandes centros de pesquisa voltados somente pras tendencias, essas são repassadas pras Grandes marcas que fizeram e ainda fazem a Moda, essas grandes marcas foram responsáveis pela Moda como ela é hoje, então ocorrem as Fashion weeks pra mostrar como cada marca trabalha com a tendência proposta, o que vemos na passarela na maioria das vezes é a visão de um Artista, do estilista, é como ver um quadro numa galeria, após os desfiles é feita uma análise sobre o que será tendência, cor, textura, cintura marcada, mangas longas ou curtas, entre tudo o que a gente geralmente vê que que vai ser tendência em determinada estação, depois todas as outras marcas trabalham baseados nessa tendência.

 

3.      A população também lança tendências e influencia a moda? De que forma isso acontece?

R: Sim na verdade os movimentos urbanos são o que fazem a Moda, pois se moda é comportamento social, logo as pessoas fazem parte disso também, por isso eu detesto quando me param e fazem a pergunta típica, ''Eu estou na Moda'? A Moda é individual e eu acho isso fascinante, como as pessoas são todas diferentes umas das outras, então se você está bem com você, gosta do que veste, do que vê e com quem você é, pra mim você está super na Moda.



 

4.      Como as tendências se encaixam nessa forma de consumo mais sustentável que está crescendo?

R: Na verdade as tendências são pra mostrar algo que tende a ser de algum modo, então creio eu que sempre existirão as tendências o que deve mudar é a forma de consumo, o consumidor mais consciente é o que vem no futuro, as roupas não são descartáveis, elas precisam ser feitas pra durar e é essa a visão que vai fazer as pessoas terem mais consciência do que consomem, é tão triste quando as pessoas só procuram e consomem tendência mas não entendem aquilo ou de onde veio a peça, precisamos mudar o modo de consumo, saber que a qualidade não é quantidade.

 

5.      A relação dos homens com as tendências e com a moda é diferente da das mulheres? De que forma?

R: Principalmente no Brasil, ainda existe uma barreira entre Homens e moda, mas ela está sendo aos poucos mudada. Homens geralmente tem a visão de moda ser algo que eles não precisam ou sem importância, mas creio que de algum modo pessoas que criticam a moda se sentem ''excluídas'' de alguma forma de algo, então criticam algo que pertence a elas sem mesmo saberem disso, os homens principalmente, mas nos dias atuais e com a globalização as pessoas estão tendo acesso à informação e estão aprendendo a olhar as coisas de uma outra forma. Os homens estão aprendendo a ter mais sensibilidade com eles, coisa que as mulheres sempre tiveram, acho que é essa a grande diferença.

6.      O que podemos esperar de novidades? A boatos de que você vai lançar uma nova coleção, é verdade?

R: Olha sempre que eu termino uma coleção, a próxima já está na cabeça, esse ano espero grandes mudanças na marca, é claro que eu não posso prever o futuro, mas estou otimista sobre os projetos que me aguardam nesse ano, espero que dê tudo certo e que eu consiga atingir a expectativa.

 

Você veste grandes nome da cidade de Limeira como o grande fotografo Isllam Vinicius, o Dj Felipe Octávio querido amigo sempre presente nos projetos sociais, e vou me incluir nessa lista porque eu fiquei belíssimo no ensaio que fizemos juntos, alias muito obrigado, disse pessoalmente, mas vou deixar registrado: Você elevou o nível e eu nunca pensei em fazer um ensaio bafo, lindo como aquele. Muito obrigado.

E devemos ressaltar aqui o aniversário do Dj Felipe Octávio que só deu looks bafos feitos por você, com direito a desfile e tudo.

 

1.      Quais seus objetivos daqui pra frente?

R: Meu objetivo é estruturar e expandir a marca, acho que é o que todo mundo procura, melhorar! E esse ano será crucial pra esse objetivo, eu nunca imaginei que chegaria até aqui então porque não ir mais longe? Acho que é esse o meu objetivo atingir mais pessoas com o meu trabalho.

2.      Tem alguém que você gostaria de vestir que seria um marco na sua carreira?

R: Olha cada pessoa que me procura ou que veste minhas peças, certamente já tem grande importância pra mim e eu me sinto honrado. Eu acho que não tenho um ídolo que eu gostaria muito que usasse minhas peças, eu creio que quando isso acontecer será natural, e seja quem for eu vou me sentir especial, mas se a Beyonce usar aí o patamar já é outro. 

Bora seguir nas redes sociais tem novidades e looks incríveis todos os dias 

Instagram: @brunodonizettisá

TT: @donizetti_bruno



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente sobre o post