Acessos

terça-feira, 18 de janeiro de 2022

Somos a Realeza: Spartakus Santiago

 

Spartakus Santiago se destaca na web descomplicando questões do mundo atual

O baiano é um dos youtubers de sucesso no país. Ele comenta desde a polêmicas como Anitta x pink money até a morte de um jovem asfixiado em um supermercado.

Meritocracia, ideologia de gênero, racismo, pink money e tantos outros termos populares nos últimos anos têm sido sinônimo de textão, que é quando alguém destrincha a opinião sobre um tema nas redes sociais ultrapassando, por exemplo, os poucos caracteres do Twitter. Atento a um debate sobre apropriação cultural na web, há dois anos, o baiano Spartakus Santiago resolveu gravar um vídeo para explicar melhor do que se tratava o assunto e publicar na internet.

O conteúdo viralizou e o publicitário viu uma oportunidade de comunicar melhor temas raciais e de gênero, que sempre foram de interesse dele, sendo um jovem negro e gay na Bahia. Assim, criou uma página oficial no Facebook e também um canal no YouTube, que contam com mais de 520 mil seguidores e 3 milhões de inscritos, respectivamente. “Entender essas questões faz parte do meu processo de existir. Sempre foi o tema da minha vida. Desde que era criança, eu sempre estudei filosofia, sempre fui muito questionador. O canal só acabou virando uma plataforma para isso”.

Inicialmente, Spartakus se inspirava nos temas do noticiário para fazer os vídeos. Com isso, ele debateu polêmicas como a acusação de pedofilia na exposição do MAM; a propaganda do papel higiênico preto protagonizada pela atriz Mariana Ruy Barbosa; o racismo sofrido por Titi, filha do casal de atores Bruno Gagliasso e Giovanna Ewbank; a intervenção no Rio de Janeiro; e mais recentemente a conturbada relação da cantora Anitta com o público LGBT. “No início, usava muito as notícias que estavam bombando para atrair a atenção do público. Porque ninguém quer falar de racismo, colorismo, homofobia. Mas as pessoas querem falar do clipe da Anitta. Por meio desse acontecimento posso fazer esse debate”, explica.
Spartakus foi o 1° apresentador negro e gay da Parada SP online.
Hoje também apresentador do canal de TV Multishow.
Não deixe de seguir em todas as redes e dar views pra mana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente sobre o post